Help me out! - CORES

Para nosso trabalho vamos considerar que as cores dividem-se, basicamente, em cores quentes e cores frias.


As cores quentes são as que vão do amarelo ao violeta, passando por todas as nuances de alaranjados e vermelhos. As cores frias vão do violeta ao verde-amarelado, passando pelos azuis e outros tons de verde.

As cores pastéis são todas aquelas cores que tiveram sua saturação diminuída com adição de branco. São conhecidas popularmente como as cores “clarinhas”, muito usadas para bebês, como o rosinha, azul, verde e amarelo bem suaves. Devem ser usadas em trabalhos delicados e românticos;

Por cítricas entendemos as cores vibrantes, quase ofuscantes, normalmente derivadas do verde, amarelo, laranja e rosa. São popularmente conhecidas como o verde-limão, amarelo-limão, laranja e rosa-choque, ou pink. Devem ser usadas em trabalhos bem modernos, ou que remetam aos anos 80 e que queiram chamar a atenção.


As combinações entre elas devem seguir, além do gosto pessoal, o bom senso estético. Por exemplo, não se misturam cores pastéis com cores cítricas, uma vez que são estilos diferentes, o que deixaria o trabalho sem personalidade alguma. Cores contrastantes devem ser usadas em trabalhos que queiram expressar mais força, mas algumas combinações devem ser evitadas, como vermelho e preto para casamentos, crianças ou bebês. O vermelho com fundo azul ou verde também é desaconselhável, uma vez que o vermelho “vibra” nesses fundos e prejudica a visualização.

As cores no mesmo tom podem e devem ser usadas sem restrição, desde que o trabalho tenha detalhes enérgicos que possam ativar a monotonia dessa opção. São as variações da mesma cor em tonalidades diversas, das mais claras às mais escuras.